terça-feira, 1 de abril de 2014

SPFW: JOÃO PIMENTA

A primeira imagem que se configura na passarela limpa e sem cenário do desfile de João Pimenta na São Paulo Fashion Week é impactante, apesar de não ser inovadora. Um menino de longas madeixas escuras com rosto de menina anda timidamente como quem não é modelo há muito tempo. Ele nos lembra das raízes do trabalho do estilista que começou na Casa de Criadores, evento que envolve profissionais jovens que podem explorar mais possibilidades criativas. Nessa época, Pimenta ficou conhecido por trabalhar com elementos da androgenia. Vestidos, saias e tantos outros recursos, como bordados e transparências, feminilizavam a imagem final das roupas produzidas por João.


Desde que entrou no SPFW, ele tem tomado rumos menos radicais em relação a isso. Aproximou-se da alfaiataria de modo a se tornar um amante dela. Atualmente, ela é o ponto de partida da maioria de suas coleções. Contudo, o flerte ainda é instável e experimental. Em um momento, ele conversa com os malandros dos anos 1930, em outro com a nobreza da Idade Moderna. Às vezes, os meninos vão para o seminário, em outro, são flores diáfanas e sexuais. O estilista perpassa por esses temas desdobrando sua alfaiataria, já mencionada, cuja técnica evolui coleção após coleção. Ele desenvolve a maioria dos tecidos utilizados no desfile. Sendo assim, seu trabalho não se limita a um estudo das proporções, as texturas também são muito importantes para a força da composição como um todo.
João tem o aparato estrutural para produzir coleções instigantes. Contudo, o problema que se apresenta é conceitual. A androgenia que regia/direcionava seu trabalho foi esquecida ou deixada de lado em várias coleções. Deste modo, os desfiles que se seguiram perderam o rumo para o experimentalismo. João passa por tantos temas e de tantas maneiras que acaba elipsando o seu estilo. Não se sabe mais o que esperar dele. Ele não tem mais uma base sólida na qual se apoiar. As novas propostas dirigem-se a tudo e, por isso mesmo, a ninguém.

De certa forma, essa é uma questão que enfrentam os iniciantes. É uma saga pela qual se precisa passar. Experimentar, testar e checar o que funciona, o que faz parte deles de maneira mais profunda como estilistas e descobrir o que são devaneios momentâneos. Separar o joio do trigo. Na Casa de Criadores há espaço para isso, mas em uma semana com as proporções do SPFW, espera-se que essa fase de experimentação tenha passado.



Tal ponto não deve ser entendido como um freio à liberdade de criação. Pelo contrário, é um estímulo ao exercício dela. Um estilista consistente repete em suas coleções o mesmo argumento de estilo, mas, em cada uma delas, de maneira diferente. É aqui que a criatividade entra em jogo. Como sustentar o essencial?

Quanto ao ultimo desfile, o surf se infiltra na alfaiataria de João Pimenta. Amálgamas entre uniforme de mergulho e terno preencheram a passarela do estilista para o Verão 2015. As texturas, cortes e proporções vieram novamente reinventados no intuito diminuir a distância do escritório até a praia. A androgenia transpareceu em alguns momentos, mas nada tão assertivo como no começo de sua carreira. O resultado foi uma imagem de moda contemporânea, interessante e jovem. Ao término do desfile fica o desejo de que João siga nesse caminho e transforme em realidade a promessa que ele já foi.

PARA LER OUVINDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário