quarta-feira, 2 de abril de 2014

SPFW: GIULIANA ROMANNO


O desfile da estreante Giuliana Romanno na São Paulo Fashion Week tinha ares desérticos. De diversas formas, o conceito de aridez se revela nessa coleção que não tem nenhum rastro de imaturidade. Pelo contrário, o estilo de Romanno se coloca na passarela de maneira sólida, direta e concentrada. Sem afetações teatrais, a estilista apresenta uma moda que consegue pontear o comercial e o conceitual: tarefa árdua, mas exequível. Mesmo mantendo as roupas no patamar do “usável/vestível”, sua abordagem não é simplista. Os recortes acontecem em posições estratégicas e não se restringem a obviedade de uma fenda na perna. As texturas também são bem trabalhadas, algumas vazadas e outras brilhantes sem atrapalhar no caimento das peças.


A cartela de cores é um caso a parte. A coleção é composta majoritariamente por looks monocromáticos. Eventualmente, eles são pontuados por um acessório de outra cor. Também houve uma série pequena de combinações entre peças estampadas de rosa-choque e vermelho com outras em azul-marinho num tecido cintilante. Entretanto, o resultado foi, praticamente, um desfile em degradé. Primeiro do branco a até o vermelho-alaranjado – passando pelo rosé e pelo laranja claro – e depois do cobre até o preto. O efeito ao final é muito impactante.

A somatória desses elementos resulta em uma imagem quente, mas refinada. A composição executada por Romanno envolve, ao mesmo tempo, fluidez e geometria. Ela é, realmente, um dos casos de novos estilistas no SPFW que não estão lá só para fazer volume em uma semana de moda que vivia de nomes já consagrados, mas para renovar o olhar cansado de quem acompanha o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário